Alerta de golpe – Emprego fácil na Finlândia
A Embaixada Brasileira em Helsinque alerta sobre golpe, através de emprego fácil na Finlândia.
8/20/20253 min ler
A Embaixada Brasileira enviou uma mensagem para todos os contatos sobre o alerta sobre relatos de golpes oportunísticos com falsa oportunidade de trabalho envolvendo promessas de trabalho na Finlândia.
Golpes de falsa oportunidade de trabalho na Finlândia
1. O que acontece
Segundo informações, cidadãos brasileiros recebem de empresas, geralmente intermediadas por um terceiro, com enganosas promessas de contratação e de providência de visto de trabalho e residência na Finlândia, sem que, no entanto, sejam formalizados o contrato de trabalho e o visto correspondente.
2. O problema
Muitos brasileiros viajam à Finlândia como turistas, quando o real propósito de viagem é trabalho. Lembramos que turistas brasileiros (90 dias, isenção de visto para União Europeia) não podem trabalhar na Finlândia.
Muito frequentemente, ao final do prazo de 90 dias, a promessa de trabalho não se concretiza, e os brasileiros são deixados em situação de irregularidade migratória e sem qualquer tipo de apoio financeiro para retorno ao Brasil.
3. Atenção!
Permanecer na Finlândia para trabalho sem o visto adequado pode gerar graves consequências administrativas e legais, inclusive prisão e deportação dos envolvidos. A intermediação deste tipo de operação pode caracterizar ainda crime migratório e tráfico humano, resultando em graves punições.
A Embaixada não recomenda realizar viagens à Finlândia com o fim de procurar trabalho.
4. Qual o caminho correto para procurar emprego na Finlândia
Quando há uma oferta real de trabalho, esta é concretizada em contrato assinado pelas partes, antes da partida do Brasil, e pela solicitação, ainda no Brasil, ao Consulado da Finlândia, do visto de trabalho correspondente, que permite entrar e trabalhar regularmente no país.
Todos os vistos e contratos de trabalho concedidos na Finlândia são homologados diretamente no Consulado ou Embaixada mais próxima da sua residência no Brasil.
A Finlândia não concede visto de trabalho dentro do país. Falamos sobre Trabalho na Finlândia em outro post aqui no site.
5. Dica importante
6. Providências tomadas
Em todo caso, em nenhuma hipótese recomendamos aos visitantes brasileiros permanecer na Finlândia além dos 90 dias, situação em que poderão sofrer consequências administrativas e legais, que vão de multa e deportação, até o impedimento de entrada na União Europeia, o que pode prejudicar, em alguns casos, permanentemente, os planos de residir em países europeus.
Igualmente a Embaixada Brasileira recomenda ter sempre em mãos passaporte brasileiro válido e passagem de retorno, para qualquer eventualidade.
O Itamaraty é um dos atores diretamente envolvidos no enfrentamento ao tráfico de pessoas, assegurando a assistência para brasileiros/as em situações complexas como violência doméstica, desaparecimento, inadmissões, distúrbios psiquiátricos, tráfico de pessoas, conflitos sociais, repatriação, crises humanitárias, entre outros, respeitando-se os tratados internacionais vigentes e a legislação do país estrangeiro.
Por essa razão, elaborou duas cartilhas com orientações para o trabalho no exterior, cuja leitura atenta recomendamos a todos os brasileiros residentes, ou com intenção de residir na Finlândia. As cartilhas estão disponíveis gratuitamente nos seguintes links diretos:
Fonte: Embaixada do Brasil em Helsinque
Adaptação do texto: Gabrielle Jordano Koskela
Contato
Assine a nossa newsletter
© 2025. All rights reserved.
Brazilians in Finland Association
Associação Brasileiros na Finlândia